Te Espero No Fim Da Jornada (A Ballon's Landing) realmente explicado.
Filme taiwanês de romance LGBT disponível na Netflix tem contexto inédito: viagem no tempo.
Te Espero No Fim Da Jornada (A Ballon’s Landing) chegou na Netflix Brasil em novembro como uma história de romance LGBT não-dita mas é mais complexa do que isso. Levei dois dias para assistir e, ao final, precisei abrir um bloco de notas para organizar minhas ideias e entender a história. Ou tentar.
Não encontrei nenhuma explicação de final no Google ou mesmo resenha em plataformas como Letterboxd que explicasse minhas suposições, até que um site de Hong Kong trouxe uma palavra-chave que bate de frente com qualquer análise subjetiva que possa interpretar o final e o filme como um todo como uma simples metáfora subjetiva: viagem no tempo.
Não vi ninguém comentar sobre algo que preciso destacar antes mesmo de explicar a história: a caixa de correio é mágica! Agora vamos para o final realmente explicado?
Quando os pais de Tian-Yu falecem, em 2003, ele herda uma caixa de correios antiga, onde começa a escrever e depositar cartas sempre que pensa nos pais. Até que, em 2013, ele recebe uma resposta de um garoto, Jin Run-Fa. Isso quando já está na universidade.
Em 2014, Tian-Yu lança seu primeiro livro, Tinta Azul, baseado nas cartas, e 6 anos depois, em 2020, é acusado de plágio por conta de outro livro, lançado em 2010, Ilha à Deriva.
Com a má reputação, ele decide ir para Taiwan em busca de uma Baía que Jin Run-Fa, o amigo das cartas, contava. Nessa viagem, em Taipei, Tian-Yu conhece A-Xiang, um golpista por quem começa a nutrir afeto e se envolver na estrada.
Quando A-Xiang não aparece num festival onde marcaram pra estar juntos, e recebe também uma proposta da sua editora, ele volta a Hong Kong e nunca mais tem notícias de A-Xiang. Tian-Yu não sabe, mas A-Xiang morreu naquela noite. Em Hong Kong, ele tem um encontro judicial com Yu-Xin, autora de Ilha à Deriva, o livro lançado em 2010.
Na conversa, Tian-Yu descobre que Yu-Xin era uma assistente social que conheceu Jin Run-Fa quando ele, em 2003, trocava cartas com um amigo que para muitos era “imaginário”. Ela lê essas cartas e a partir dela escreve seu primeiro livro.
Mas, Tian-Yu conta para ela que apenas começou a trocar cartas com Jin Run-Fa em 2013. Logo, tem um lapso temporal de 10 anos. Aí está a magia.
Yu-Xin conta então a história de Jin Run-Fa, que vivia em um abrigo, foi adotado e mudou de nome para A-Xiang.
Quando vai para Taipei em 2020, Tian-Yu não sabia que A-Xiang era na verdade o garoto das cartas, agora, adulto. Mas é possível fizer que A-Xiang/Jin Run-Fa sabia de tudo.
A-Xiang tinha apenas 8 anos quando começou a enviar as cartas. Mas Tian-Yu só começou a recebe-las 10 anos depois. Ainda que em paralelo essas duas realidades, numa espécie de viagem no tempo.
Em 2020, quando Tian-Yu viaja para Taiwan, os dois enfim se encontram no mesmo tempo e espaço. Mas Tian-Yu nunca soube que Jin Run-Fa mudou de nome. Ao ser adotado e sair do abrigo, ele nunca mais enviou cartas, pois a caixa de correio mágica ficava no abrigo.
O pai de Tian-Yu comprou essa caixa de correios na última viagem antes de falecer, em 2003. Suponho que tinha 1 no abrigo e outra que foi comprada por ele. O filme mostra nitidamente as cartas sumindo e aparecendo na caixa, por isso me surpreende as pessoas não comentarem sobre isso e ficarem confusas com o final.
Quando Tian-Yu descobre tudo isso, inclusive a morte de A-Xiang/Jin Run-Fa, ele decide voltar para Taipei e ir até o abrigo, agora abandonado, onde encontra a caixa de correio mágica do ‘amigo’.
Em uma última tentativa de alterar o destino trágico de A-Xiang/Jin Run-Fa, Tian-Yu envia uma carta pedindo que ele não vá para Taipei, na esperança de que ela seja entregue no passado.
Isso porque foi ele, através dessas cartas em 2013, que incentivou o amigo a fugir para Taipei, em 2003. Se não tivesse feito isso, talvez o garoto nunca tivesse sofrido com o pai adotivo e se envolvido com as gangues que levaram à sua morte no futuro.
Depois de enviar essa carta para o passado, ele volta para Hong Kong e passa a andar sempre com a caixa de correio mágica, na espera por uma resposta que nunca vem.
Quando encontra a irmã de A-Xiang, que ele chegou a conhecer na tal viagem de 2020, e ela não o reconhece, suspeita que tenha conseguido alterar os rumos da história. Assim, fica confiante de que, se for pra ser, reencontrará A-Xiang/Jin Run-Fa novamente.
Tempos depois, quando uma vez mais volta a Taiwan, Tian-Yu enfim esbarra novamente com A-Xiang em um trem, mas é como se eles nunca tivessem se encontrado, pois o amigo não o reconhece.
Tian-Yu se apresenta e pergunta o nome do outro, que responde: Jin Run-Fa. Com isso, entendemos que ele não foi mais adotado nem mudou o nome para A-Xiang, confirmando que Tian-Yu conseguiu mudar o passado e refletir no presente.
Com essa página em branco, Tian-Yu convida Jin Run-Fa para o mesmo festival de fogos que eles iriam em 2020 não fosse a morte de A-Xiang. Jin Run-Fa aceita e na cena pós-créditos os dois estão juntos observando o mar.
